sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Socializações da GBFL – Oficina de Leitura para o Programa Escola Aberta



A Oficina de Leitura foi solicitada à GBFL pelo Programa Escola Aberta, que, através do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, a formatou num módulo de 5 encontros de 4 horas, nas quintas-feiras, à tarde, no Nóbrega. As datas definidas foram: 22 e 29 de outubro; 05, 12 e 19 de novembro. Um encontro foi cancelado porque a equipe da Escola Aberta teve uma reunião extraordinária, coincidindo com o horário. Em pauta: o Festival a ser realizado em 12/12/2009. Descartou-se, de comum acordo, a reposição daquele encontro (05/11/2009).

Foi disponibilizado pela GBFL um acervo variado em literatura: cerca de 50 títulos. Desses, 30 foram lidos e socializados nos encontros. Um dos objetivos gerais da Oficina de Leitura, portanto, atingido: o compartilhamento de acervo.

Acervo disponibilizado
* O velho, a carranca e o rio, Rogério Andrade Barbosa
* A moeda de ouro que um pato engoliu, Cora Coralina
* Firirim firirim, Elizete Lisboa
* Branca, Rosinha Campos
* O que tem na panela,Jamela?, Niki Daly
* A bola e o goleiro, Jorge Amado
* Duas histórias de perna fina, Sylvia Orthof
* História de dois amores, Carlos Drummond de Andrade
* Livro de Papel, Ricardo Azevedo
* Bibi corta o cabelo, Alejandro Rosas
* Bibi vai para a sua cama , Alejandro Rosas
* Bibi vai para a escola , Alejandro Rosas
* O menino da lua, Ziraldo
* O galinheiro do Bartolomeu ,Christina Dias
* História do Poço da Panela , Elita Ferreira
* O bordado encantado, Edimir Perrotti
* O fio da meada, Roseana Murray
* Falando Banto, Eneida Gaspar
* Mania de explicação, Adriana Falcão
* Recife, cidade das pontes, dos rios, dos poetas e do carnaval, Lenice Gomes
* Pretinho, meu boneco querido, de Maria Cristina Furtado
* Aguemon, de Carolina Cunha. Martins Fontes
* Bichos da África, de Rogério Andrade Barbosa
* Zeca cata trecos, de Jótah
* A menina transparente, Elisa Lucinda
* Ururau, praga e pica-pau, Celso Sisto
* O chamado de Sosu, Meshack Asare
* Histórias trazidas por um cavalo-marinho, Edimilon de Almeida Pereira
* Utopia não, esperança sim, Zeneide Silva
* Histórias da avó, Burleigh Mutén
* Contos de enganar a morte, Ricardo Azevedo
* O Congo vem ai! Sérgio Capparelli
* Aquele gênio, o Leonardo, Guido Visconti
* Zlin, o gnomo que queria voar, Rogério Borges
* Brincando maracatu, Valéria Vicente
* Brasília e João Dimas e a Santa do Caldeirão na época da Independência, Maria José Silveira
* Declaração Universal dos Direitos Humanos, Ruth Rocha
* Do outro lado tem segredo, Ana Maria Machado
* Gilberto Gil, Mabel Veloso
* Pixinguinha, André Diniz e Juliana Lins
* As escolas do Recife descobrindo-se negras
* Um guerreiro chamado Zumbi, Zeneide Silva
* Um passeio pela África, Alberto Costa e Silva

Algumas atividades desenvolvidas:
Confecção de crachá e breve identificação pessoal

Integrando diferentes mídias
Duas (2) versões da música O mestre-sala-dos mares, de João Bosco e Aldir Blanc, nas vozes do próprio João Bosco e Elis Regina. Esse material embasou conhecimentos e discussões sobre a Revolta da Chibata (1910)- fato histórico não muito conhecido - a ditadura militar (1964) e a censura que se seguiu por décadas.
Alguns sites indicados para outras leituras:
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_chibata.htm
http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-chibata/
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/a-revolta-da-chibata.htm
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/golpe64.htm


Produção coletiva, a partir de verso de Solano Trindade.

Ouço um novo canto
Quem será que canta?
Será um passarinho?
Ou será alguém que quer ser passarinho?
O canto é tão bonito que de longe chama atenção
e nos causa muitas sensações!

Ouço um novo canto
logo após o por-do-sol
seria de vários pássaros coloridos?
De onde vem não interessa, o importante é que é lindo!
Imagino que vem de uma floresta.
Imagino que vem de um ser especial!


Alguns textos, selecionados previamente, embasaram reflexões e debates sobre a leitura, sua importância e a relação com temas históricos. Com certeza, enriqueceram as aprendizagens em tão breve oficina.

Apresentação do livro do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, uma política de leitura na rede municipal de ensino do Recife, vol 4, da série Cadernos da Educação Municipal, acompanhado de um breve resumo da história do Programa e suas ações.

Literatura Infantil: bobices e gostosuras, de Fanny Abramovick (Como contar histórias, Aproveitar o texto... e Contar histórias... só para quem não sabe ler?) Fragmento de um dos livros de reconhecida especialista.

Texto em prosa de Aldir Blanc, sobre a criação e trajetória da música O mestre-sala dos mares.

Antologia Rebeldes Brasileiros, da Coleção Caros Amigos, com o capítulo João Cândido, de Maira Landulpho Alves Lopes. Esse fato histórico era desconhecido pela maioria das pessoas presentes.

Brasileiro fala banto? de Marcos Bagno.

Poesia sobre o negro
Dez (10) poemas de diferentes autores/as foram disponibilizados para um recital, além d'Os filhos de Solano, Conexão 17.
NEGRAAgenor Martinho Correa
http://www.overmundo.com.br/banco/negrapoesia
HOMEM LIVRE Carlos Drummond Andrade http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carlos-drumond/homem-livre.php
SANGUE AFRICANO Castro Alves http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/castro-alves/sangue-africano.php
ALMIRANTE NEGRO César Moura
http://www.mundojovem.pucrs.br/poema-negro-49.php
RESPEITEM MEUS CABELOS, BRANCOS Chico César
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061111050315AAqOTUq
CRIANÇAS NEGRAS/em> Cruz e Sousa http://trapichedosoutros.blogspot.com/2009/10/criancas-negras-de-cruz-e-souza.html
IRENE NO CÉUManuel Bandeira http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira02.html
NEGRO, MORTE Raul Pompéia http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/raul-pompeia/negro-morte.php
SOU NEGRO Solano Trindade http://www.interpoetica.com/solano_trindade.htm
BAOBÁS Thelma Regina Siqueira Linhares
http://thelmaregina.blogspot.com/2009/09/descobrindo-baobas.html

Ao avaliar esse formato de Oficina de Leitura, fruto de parceria entre o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e o Programa Escola Aberta, um grande entrave foi constatado: a inadequação do dia e horário, uma vez que a disponibilidade para o Programa corresponde aos fins de semana. Observou-se o envolvimento dos/as participantes nas atividades propostas e, ainda, ficou evidente o reconhecimento e a importância de Oficinas de Leitura para a formação continuada dos atores sociais da Escola Aberta. Algumas sugestões foram propostas e serão maturadas para implementação no próximo ano letivo de 2010, como por exemplo, as malinhas de literatura do Programa Escola Aberta.

2 comentários:

  1. Oi gente:
    O tema da Revolta da Chibata está sendo destaque no endereço da Educação Pública / RJ

    http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/poucaseboas/index.html

    que, por sua vez, remete ao site da FAPERJ


    http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=5954
    Interessante.

    ResponderExcluir