terça-feira, 3 de novembro de 2009

ESCOLA MUNICIPAL NOVO PINA – Projeto Conexão Biblioteca Narciso do Banjo e Pontos de Leitura do Bairro do Pina





"Livro impresso, tradicional é melhor porque pode se ler onde quiser: na cama, na sala, no sofá." Crisleide

"Livro virtual é melhor porque um só computador tem muitos livros, basta tocar no pitoquinho." Wallyson


nas fotos acima algumas vivências do dia 04/11/2009



ESCOLA MUNICIPAL NOVO PINA – Presente!

A Escola Municipal Novo Pina / Biblioteca Narciso do Banjo convida para o fechamento do Projeto Conexão Biblioteca Narciso do Banjo e Pontos de Leitura do Bairro do Pina, a se realizar no dia 03/11/2009, às 14:30h, na quadra externa da escola, conforme convite recebido pela GBFL-Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores. Culminância que se estende pelos dias 4, 5 e 09 deste mês, quando a escola vivenciará a 2ª etapa do projeto, que envolveu toda a comunidade escolar e foi realizado nos meses de junho a novembro. Coordenado pela equipe abaixo relacionada:
• Danilo Manoel Farias da Silva (Mediador de Leitura)
• José João da Silva Júnior (Mediador de Leitura)
• Maria das Graças Freitas de Souza Lima (Professora de Biblioteca)
• Maria das Graças Varela dos Santos (Professora de Biblioteca)
• Maria Delzuite Bringel (Professora de Biblioteca)
• Valkíria Guimarães (Professora de Biblioteca)
• Rafael Victor Brasileiro (Informática)

Entre os principais objetivos do projeto destacam-se: desenvolver ações que promovam a integração da Biblioteca Narciso do Banjo com os pontos de leitura da comunidade, promovendo e valorizando a leitura; mapear os pontos de leitura identificados; preparar os/as estudantes para serem produtores de informações através de diferentes mídias (fotografia, jornal, vídeo, rádio Novo Pina e o blog).

O Projeto originou-se de várias fontes: estudo do livro Pina, povo, cultura e memória, do escritor e morador do bairro Oswaldo Pereira da Silva; do projeto Retrato do bairro do Pina, comunidade do Bode apresentando o bairro à comunidade escolar e proposta instigante de Carmen Lúcia Bezerra Bandeira (GBFL) de cruzar as informações, procurar outras e articulá-las, surgindo assim, o Projeto Conexão Biblioteca Narciso do Banjo e Pontos de Leitura do Bairro do Pina.

A primeira etapa constou de planejamentos e adesão de turmas. Pesquisas em fontes escritas diversas, construção de mapas, elaboração de entrevistas e trato dos dados coletados, através de registros, relatórios, tabelas, poesias e fotos foram atividades realizadas. Visitas aos pontos de leitura do bairro do Pina em escolas, ONGs e projetos sociais. Alguns conhecimentos, informações e habilidades foram sendo desenvolvidas, como por exemplo, filmagens, fotografias, estúdio de aula de música, teatro de sombras, contação de histórias, poesias, danças folclóricas e dramatizações.

Na bibiloteca e com a mediação da equipe coordenadora do projeto, o complemento e ampliação das informações, a viabilização da interdisciplinaridade, a utilização de dicionários e demais acervos disponíveis, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Contando, também, com as possibilidades oferecidas pela DGTEC, através das imagens, dos acontecimentos e da criatividade.

Cronograma das visitas da Biblioteca Narciso do Banjo aos pontos de leitura do bairro do Pina e os temas de pesquisa
(Local - Turma - Data/turno - Tema trabalhado)
Livroteca Brincantes - Profª Adriana - 26/08/2009 - manhã - Como começou a Livroteca?
E. M. Oswaldo Lima Filho - Profª Lourdes Lima - 01/09/2009 - manhã - O livro do futuro: impresso ou virtual?
ISMEP - Rofª Dayse - 09/09/2009 - manhã - Qual o significado á palavra ISMEP?
PROCRIU - Profª Risoleide - 10/09/2009 - manhã - Como funciona o Projeto Criança Urgente
Biblioteca Brincantes - Profª Adriana - 11/09/2009 - tarde - Leitura com Liberdade
Escola Estadual N. Sra. da Conceição - Profª Dayse - 15/09/2009 - manhã - O que é municipalização do ensino público?
Escola Municipal João Cabral de Melo Neto - Profª Gilvanete - 16/09/2009 - tarde - A violência no cotidiano das escolas
PROCRIU - Profª Valkíria e Nívia - 17/09/2009 - manhã - A nossa biblioteca e a sala de leitura do PROCRIU

As considerações finais do referido projeto, textualmente retiradas do relatório entregue à GBFL:
“Inicialmente, a intenção do projeto Conexão Biblioteca Narciso do Banjo e Pontos de Leitura do bairro do Pina foi apresentar a construção histórica do bairro, especificamente da comunidade do Bode, onde se localiza a nossa escola, se aproximar de como se desenvolveu todo este processo até chegar ao que é hoje, raciocinando historicamente, tendo uma visão global.
O investimento no desenvolvimento do aluno neste contexto, a aquisição da leitura como eixo de superação e integração, e o que se produz no bairro a nível cultural e social ajuda na sua transformação e integra simultaneamente a biblioteca que incrementa as informações necessárias aos confrontos de idéias opostas. Conscientes de que todos os projetos visitados são impulsos progressistas a nível educacional, ou seja, as reflexões críticas revelam que os conhecimentos pedagógicos são válidos pelos produzidos por agentes sociais do bairro.
Esta soma de esforços respondeu de maneira competente e inovadora, correspondendo às perspectivas de todos, que se envolveram em sua elaboração. A biblioteca trabalhou apoiada no tripé: ensino, pesquisa e extensão, para se desenvolver o conhecimento mais amplo possível, começando pelo bairro do Pina até a cidade do Recife, fazendo acontecer o tema inicial do ano letivo: “a partir do bairro em que moro, me educo sobre a cidade em que vivo. Recife cidade educadora”.


(Posteriormente, incluiremos fotos e comentários acompanhando esse Projeto)

4 comentários:

  1. À toda comunidade da Escola Municipal Novo Pina:
    Parabéns pelo bonito PROJETO CONEXÃO BIBLIOTECA NARCISO DO BANJO E PONTOS DE LEITURA DO BAIRRO DO PINA! Uma vivência pedagógica para socializar e inspirar que gratifica a Rede Municipal de Ensino de Recife, em especial, a GBFL-Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado a vocês ai da Gerência Thelma, que participaram da construção de tudo desde o começo, das primeiras idéias até agora na finalização.

    Esse projeto foi um aprendizado muito grande pra todos em relação ao Pina, e serviu como ponte para estreitar as relações com outros pontes de leitura que estão realmente preocupados com a formação de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  3. Maria das Graças Freitas9 de novembro de 2009 às 19:21

    O Projeto CONEXÃO BIBLIOTECA NARCISO DO BANJO E PONTOS DE LEITURA DO BAIRRO DO PINA é conseqüência da soma de múltiplos esforços de educadores competentes. Dessa maneira,podemos reafirmar que é o produto resultante do processo de interação, inclusão, ligação dos que amam e trabalham no bairro do Pina. Agradecemos a todos que contribuíram e, parabenizamos aos estudantes que usufruíram desta demonstração de valorização da leitura e cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Participei desse projeto com uma contribuição que me fez ver o quanto é necessário fazer desdobramentos a partir do livro que escrevi, não basta pesquisar e escrever tem que participar

    ResponderExcluir